Como gerir as redes sociais do posto de combustível

Data da publicação: 14/03/2022

Visão do posto de combustível ALE bastante bonito, iluminado, bem limpo e organizado.

Já faz um tempo que as redes sociais são uma das principais estratégias de marketing digital, não é? Porém, alguns setores ainda têm resistência de entrar no digital por achar que não existe mercado para eles. Mas esse pensamento é um erro. Há mercado para todos, inclusive para postos de combustível.

Atrair e fidelizar clientes é o objetivo de muitos empreendedores, gestores e donos de postos de combustíveis. E as redes sociais estão aí para isso, facilitar a vida dessas pessoas que estão, cada vez mais, procurando entrar no mercado digital. 

Além de ser um investimento de menor custo, quando a gestão e estratégias são feitas de forma eficaz, as redes sociais podem ser mais eficientes do que outros métodos de publicidade nas mídias tradicionais. O retorno é um público que será fiel a sua marca, autoridade no mercado e mais clientes no seu posto.

Dessa forma, é preciso acompanhar as tendências do mercado e se reinventar frequentemente para continuar crescendo. Afinal, nas redes sociais, as tendências mudam muito rápido, e é preciso estar atualizado para se adequar a elas.

É um pouco desafiador, mas não fique preocupado(a)! Vamos te ajudar com 4 dicas muito importantes para gerir as redes sociais do seu posto de combustível.

Faça uma pesquisa para conhecer o seu público

A principal função das redes sociais é a interação com o público que o acompanha. O ideal é fazer uma pesquisa para entender como é o consumo digital dos seus clientes e potenciais clientes. 

Existem diversas plataformas online que oferecem formulários gratuitos que são muito eficientes. O próprio Google disponibiliza gratuitamente o Google Forms, que é muito útil para fazer formulários rápidos, práticos e precisos. 

No questionário, coloque perguntas como idade, sexo, redes sociais que a pessoa mais usa, nível de escolaridade, principais objetivos de vida, o que mais gosta de fazer, quais são as suas principais dificuldades etc. Elas serão importantes para descobrir a sua persona, que é um perfil fictício do que representa o cliente ideal da sua empresa.

Uma forma de induzir os clientes a participarem é oferecer brindes aos que completarem o questionário. Pode ser algo simples, mas quanto maior a quantidade de dados, melhor será a definição da sua persona. 

Após feita a pesquisa, analise todas as informações que você recebeu e defina a sua persona. Ela será importante para as estratégias elaboradas para as redes sociais.

Produza conteúdo de qualidade

O conteúdo que será publicado nas redes sociais também precisa de uma curadoria específica. Além dos produtos e serviços que são oferecidos no seu posto de combustível, levar informação sobre a sua área e aquilo que é de interesse aos seus clientes também é fundamental para fidelizá-los. 

É aí que a persona que foi criada para o seu posto de combustível entra. Afinal, depois de conhecer melhor sobre ela e descobrir quais são as suas maiores dificuldades, você pode oferecer a solução por meio do seu conteúdo.

O conteúdo pode ser feito de várias formas, como vídeos engraçados que fazem as pessoas se identificarem com a sua marca no Tik Tok ou Reels; publicações no Instagram sobre dicas de qual combustível é o indicado para cada tipo de veículo; enquetes em grupos do Facebook para saber ainda mais sobre seu público etc. 

Para ter ideias inovadoras, mantenha o hábito de analisar as redes sociais dos seus concorrentes, saber o que está acontecendo no seu mercado e estudar o que sua persona quer saber. Quanto mais específico for o seu conteúdo, melhor.

Mantenha-se conectado e promova interações

Não basta criar as redes sociais, postar o conteúdo e depois ficar offline. É preciso criar e manter um bom relacionamento com os clientes. E para isso você precisa estar conectado. Muitas pessoas podem querer tirar dúvidas no direct ou nos comentários do Instagram, mandar uma mensagem no Facebook, pedir vídeos específicos no Tik Tok, entre outros.

Quando isso acontecer, é preciso responder o seu público o mais rápido possível, com gentileza e precisão. Além disso, é importante promover interações e feedbacks. Crie enquetes, caixas de perguntas, sempre peça para as pessoas compartilharem, comentarem e salvarem. 

Todo feedback que seu posto receber, escute (ou leia) com a mente aberta e analise com cautela. Seja positivo ou negativo, feedbacks são importantes para aplicar mudanças necessárias. Assim, seu posto de combustível fortalece a fidelidade e as interações com seus seguidores.  

Fidelize o seu público

Para deixar o público ainda mais engajado com a sua marca, compartilhar os serviços oferecidos pelo seu posto de combustível através das redes sociais é uma ótima oportunidade para mantê-los fidelizados. 

Além de trazer resultados de venda, divulgar que o seu posto oferece um programa que trará benefícios financeiros para os clientes pode te deixar na frente da concorrência.

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