Como montar um lava-rápido no seu posto de serviços

Data da publicação: 11/10/2021

O consumidor brasileiro está, cada vez mais, em busca de praticidade. Por causa da correria do dia a dia, solucionar vários problemas em um só lugar tem sido o objetivo de muita gente ao sair de casa. No mercado dos postos de combustíveis, montar um lava-rápido é uma opção para se adequar a essa tendência. 

Oferecer uma multiplicidade de serviços e produtos no seu posto de combustíveis, além de abastecimento, pode ser fonte de atração de novos clientes e ferramenta de fidelização

Atualmente, no Brasil, já existe um automóvel para cada 4,4 habitantes. São 45,4 milhões de veículos, segundo dados do Denatran. Consequentemente, muitas dessas pessoas utilizam o carro para tarefas pessoais e do trabalho, o que torna o abastecimento uma rotina corriqueira.

Além do abastecimento, a limpeza dos automóveis também é uma parte importante, principalmente para quem o usa muito. Por isso, montar um lava-rápido é um excelente investimento para seu posto de serviços. Afinal, quando o cliente estiver abastecendo o veículo no seu posto, pode se sentir atraído a lavá-lo ali por conta da praticidade.

Continue a leitura para ver as dicas que selecionamos para te ajudar a montar um lava-rápido no seu posto de serviços!

Conheça o público e o mercado

A primeira coisa a se fazer após decidir montar um lava-rápido é conhecer o público e o mercado da região do seu posto de serviços. Afinal, antes de implementar uma estratégia, é preciso analisar a concorrência e as tendências do negócio.

Para isso, uma sugestão é fazer uma pesquisa que analise o comportamento dos seus potenciais clientes que residem ou trabalham perto do posto. Após feito esse levantamento, é possível criar diferenciais para que você saia na frente dos concorrentes e ganhe a confiança do seu público.

Ofereça um diferencial

Se você já detectou quais são as necessidades do mercado e do público ao seu redor, chegou a hora de decidir o diferencial da sua marca. Mas, quais diferenciais eu posso oferecer para me destacar?

Uma dica é disponibilizar vários tipos de lavagem, da mais completa, que faça a limpeza e higienização de todo o veículo, até a mais simples, que faça apenas a lavagem da parte externa. Além da limpeza de estofados, vidros, outros acessórios e partes do carro. 

Outra opção é ter um programa de fidelidade. Após o cliente efetuar alguma compra no seu posto, seja abastecimento, algo da loja de conveniência ou até mesmo a lavagem do veículo, os pontos serão acumulados. Por exemplo, quando ele atingir uma determinada pontuação, será possível trocar por um serviço no próprio posto, incluindo a lavagem no carro.

Assim, ele terá a oportunidade de conhecer a qualidade do seu lava-rápido e, se gostar, será mais um cliente fidelizado. A ALE conta com um programa de fidelidade, a Livelo, que é um dos principais programas de acúmulo e troca de pontos do Brasil.

Esses pontos podem ser trocados por milhares de produtos, serviços, viagens e experiências. Dessa forma, quanto mais você usa o seu cartão, mais pontos irá acumular e, consequentemente, mais será recompensado.

Montagem da infraestrutura 

A infraestrutura é parte fundamental para montar lava-rápido no posto de serviços. Para a instalação, será preciso um espaço para acomodar os veículos, os equipamentos e os funcionários. Contudo, é necessário cuidado ao escolher o espaço que será ocupado, pois ele precisa estar localizado próximo a fontes de água e energia elétrica.

Além disso, respeitar as leis ambientais também é parte importante do processo. Atualmente, antes de procurar algum serviço ou realizar alguma compra, os consumidores se preocupam em dar preferência a empresas que atuam com modelos sustentáveis.

Por isso, pode ser necessário a orientação de profissionais do ramo ou empresários que tenham mais experiência no assunto. Com uma boa organização, um plano de ação eficiente e serviço de qualidade, todos esses procedimentos trarão um bom retorno para o seu posto de serviços.

Escolha dos equipamentos

Parte do investimento da infraestrutura é escolher os equipamentos. Os equipamentos mais comuns para um lava-rápido são compressores de ar; máquinas para shampoo espuma; bomba d’água de alta pressão e aspirador de pó industrial.

Dependendo da estrutura que você montar, seu estabelecimento precisará de equipamentos com maior complexidade. Por isso, recomendamos que inicialmente o lava-rápido seja preparado com os equipamentos mais comuns e, de acordo com o crescimento do estabelecimento, haja uma atualização nas compras.

Escolha dos fornecedores

Essa parte é essencial para o sucesso do seu lava-rápido, pois tudo será levado em conta na avaliação feita pelos clientes.

Portanto, negocie com fornecedores de maquinários, até os de produtos de limpeza, com empresas que já possuem experiência no fornecimento a outros lava a jatos. Para isso, é interessante trocar experiência com outros empresários de postos de serviços, que podem indicar fornecedores de confiança e que tenham o trabalho reconhecido. 

Uma pesquisa realizada pela ESIC Business & Marketing School, apontou que 50,7% das pessoas lavam seu veículo em local especializado como lava rápido. Por isso, montar um lava-rápido no posto de serviços é uma alternativa para fidelizar os clientes, obter mais lucro e se diferenciar dos seus concorrentes.

Mas, para isso, é preciso alguns requisitos mínimos, como analisar o mercado, o público, oferecer um diferencial, estudar para montar a infraestrutura e saber escolher os fornecedores e onde comprar os equipamentos. Contudo, com as nossas dicas, será muito mais fácil e prático!

Também estamos nas mídias sociais! Nos siga nas páginas do Facebook, Instagram e Linkedin e veja em tempo real nossas promoções, serviços exclusivos e novidades. 

  • Posts Relacionados

  • Quais são as normas e medidas de segurança em postos de combustíveis?

    ›››
  • 4 maneiras de ganhar mais com seu posto de serviços

    ›››
  • Como reduzir custos e despesas no posto de combustível?

    ›››
  • Como abrir um posto de combustível?

    ›››