Muitas vezes, na hora de conferir se o carro está em boa forma, um item muito importante acaba sendo deixado de lado: os limpadores de para-brisa. O acessório é fundamental para a segurança do motorista, já que se encarrega de manter os vidros limpos e, assim, é responsável por garantir a visibilidade na direção mesmo na chuva.
Evitar de deixar o carro exposto ao sol forte, manter os vidros limpos e ter cuidado ao manusear as palhetas ajuda a prolongar a durabilidade do equipamento. Quando for cuidar da limpeza, lembre-se que alguns produtos químicos podem estragar a borracha, então o ideal é utilizar apenas pano úmido. É importante fazer a limpeza uma vez por semana e com muito cuidado, além de manter o reservatório de água do para-brisa sempre abastecido.
O descuido com os limpadores podem levar a situações bastante complicadas. O fotógrafo Augusto Lacerda conta que já passou por problemas com as palhetas no ano passado. “Como em Goiânia chove pouco, eu raramente preciso dos limpadores enquanto dirijo. Talvez por causa do sol e do tempo seco, a borracha acabou ressecando e o problema só apareceu quando fui dirigir na chuva”, conta. Segundo ele, a borracha ressecada não limpava bem o vidro e isso prejudicou a visibilidade.
A recomendação geral é trocar as palhetas pelo menos uma vez por ano ou até mesmo com mais frequência, principalmente se o equipamento apresentar sinais de desgaste. É sempre importante conferir se a borracha dos limpadores não está ressecada, torta ou danificada, o que pode comprometer sua eficiência. Fique atento aos sinais: se durante o uso elas deixarem arranhões, sujeira ou faixas intocadas, ou ainda causarem alguma vibração ou ruído, está na hora de trocar.
Augusto comenta que, depois de ser pego de surpresa, passou a ter mais cuidado. “Quando fui a oficina comprar palhetas novas, o mecânico deu algumas recomendações, como fazer a limpeza regularmente e misturar um pouco de aditivo próprio para para-brisa no reservatório de água”, explica. Lembre-se de conferir a proporção recomendada do aditivo conforme a quantidade de água. Para evitar problemas com o novo acessório, sempre confira se o modelo, tamanho e sistema de fixação da palheta que você está comprando são compatíveis com seu carro.