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Que todo motorista quer uma gasolina de qualidade para seu automóvel, não é novidade. Assim como todo mundo sabe que passar nos Postos ALE significa a garantia de abastecimento com qualidade de combustível, atendimento preparado e diversas opções de serviços, como a ALE Express e a Entreposto, para tornar sua parada completa.
O que muitos motoristas não sabem é que existem algumas dicas e macetes para identificar a qualidade da gasolina em qualquer posto de serviço do mundo.
Uma delas é verificar a densidade da gasolina, uma relação que mede quanto há de combustível puro a cada litro do combustível final oferecido ao consumidor.
Continue a leitura abaixo e entenda exatamente o que é densidade da gasolina e como você pode verificá-la nos Postos ALE.
Para entender o que é densidade da gasolina, vale lembrar que a gasolina que sai da mangueira e entra no tanque do carro é uma mistura entre vários compostos, como detergentes, aditivos, compostos que limpam o motor, o etanol anidro e, de fato, a gasolina pura.
A densidade é a relação peso por volume, ou seja: a relação de gasolina pura por cada litro do combustível que entra no seu carro. Normalmente, o valor da densidade mostrada no posto de serviço indica quantos gramas de combustível há em um litro daquela gasolina.
A densidade da gasolina varia muito de posto para posto, e o motivo é a matéria bruta, o petróleo.
Origem, formulação, temperatura, modo de transporte etc. Tudo isso faz a densidade da gasolina variar, mas nunca abaixo dos valores especificados pela ANP. A quantidade de etanol anidro também entra na equação: por ser mais pesado (denso) que a gasolina, quanto mais etanol tem na fórmula, menos a densidade será.
Para controlar e nivelar a densidade de cada combustível, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) uniformizou as medidas em agosto de 2020. De lá para cá, a gasolina C (com adição de etanol anidro) deve ter um mínimo de 715 g/litro (ou 0,715 kg/m3).
Antes não havia tal obrigatoriedade, o que dava margem para alterações na composição da gasolina, com o intuito de diminuir sua densidade e aumentar o rendimento do produto. É a famosa “gasolina adulterada”, que ficava mais leve e tinha uma densidade a 700 g/litro. Muitas vezes, esse combustível também tinha octanagem inferior ao estabelecido.
O problema da gasolina com densidade menor que o recomendado é que ela afeta bruscamente o desempenho do motor. O carro perdia potência e consumia mais gasolina, algo que acontece em automóveis movidos a álcool que são mais antigos. Afinal, a relação é a mesma: mais etanol anidro, menor poder de combustão, maior consumo para manter a performance.
Todos os postos ALE possuem um medidor de densidade da gasolina. É o densímetro, aparelho em formato de pinça que fica disponível no kit de análise do posto. Ele mede a densidade da gasolina em tempo real, e o cliente pode ver a exata densidade da gasolina que sai da mangueira.
O valor mínimo da densidade é 715 g/litro. Um valor acima disso também é positivo. Abaixo deste valor, significa que a gasolina não seguiu normas, nem regras de densidade e provavelmente está adulterada.
A equipe da ALE está preparada para explicar qualquer tema, realizar a análise de qualquer combustível e também pode indicar outros tipos de combustíveis, como a ALEpremium, ALEPLUS, etanol aditivado, os quais possuem outros componentes que melhoram a performance do veículo e contribuem com a limpeza do motor.
Passar nos Postos ALE é certeza de gasolina com densidade mínima de 715 g/litro, percentual de etanol anidro na gasolina comum e aditivada de 27±1 — e na gasolina premium aditivada de 25±1 —, atendimento de qualidade e combustível confiável para sua jornada.
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