Pouco se fala sobre as regulamentações de trânsito quando o assunto é o sinal amarelo. Por esse motivo muitos motoristas têm dúvidas de como agir: parar ou avançar? E o que fazer quando eles estão piscando de madrugada? Avançar o sinal amarelo pode resultar em multa? Separamos algumas informações para você relembrar e fazer bonito no trânsito. Confira!
Antes de explicar as particularidades do sinal amarelo, é bom relembrar o que significa cada sinalização.
Sinal verde: Ela indica que o motorista tem permissão de prosseguir na direção, respeitando as normas gerais de circulação e conduta de trânsito.
Sinal amarelo: Significa “atenção”. É um alerta para o condutor, que deve diminuir a velocidade e parar o veículo, prestando atenção se o carro de trás está em uma distância segura para parar também.
Sinal vermelho: Esse sinal indica que o motorista deve para obrigatoriamente.
Entendendo melhor o sinal amarelo
No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não existe regulamentação sobre o semáforo amarelo ser visto como tipo penal. Porém, é preciso ter prudência e bom senso. O intervalo para a troca das luzes é muito rápido e, se o motorista insiste em avançar, pode provocar um acidente. Esse sinal serve exatamente para evitar esse tipo desastre e freadas bruscas. Por isso, o mais correto é reduzir a velocidade e parar. Seguindo esse procedimento você não corre o risco de passar no vermelho e ser pego por um veículo que está saindo de uma pista transversal.
Farol amarelo intermitente
O farol amarelo piscando durante a noite ou na madrugada, indica que a passagem está livre, desde que seja feita com muita atenção. O motorista pode atravessar a via, usando uma velocidade segura sem riscos de receber uma multa.