Tags desse post:
Uma das maiores dúvidas de revendedores no momento de abrir um posto de serviços é sobre a bandeira. Optar por um posto com bandeira ou sem bandeira?
É uma dúvida que gera bastante ansiedade, afinal, essa questão é cercada de particularidades que pesam na balança na hora de fazer a decisão final.
Por isso, vamos te explicar com detalhes os benefícios de cada tipo de posto de serviços — os de bandeira branca (sem bandeira) e os bandeirados. Assim, você pode tomar sua decisão com mais segurança. Boa leitura!
Um posto sem bandeira, também conhecido como bandeira branca, é aquele que não faz nenhuma parceria com uma grande distribuidora. Nesse caso, o posto de serviços possui marca própria e pode pedir o fornecimento de quem quiser e quando quiser, assim como escolher o distribuidor que preferirem.
Os postos sem bandeira são mais “livres” para lidarem com o mercado e com fornecedores. Eles também têm total autonomia para gerir a própria operação, e por isso, podem entregar uma experiência de consumo mais local.
Como não têm assessoria de uma distribuidora, a gestão de um posto de bandeira branca pode ser mais árdua e exigir uma carga maior de trabalho.
Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens em ter um posto com bandeira e um posto com bandeira branca. Veja abaixo os benefícios e inconveniências dos postos sem bandeira e mais a seguir dos bandeirados.
De modo geral, um posto de bandeira branca oferece mais autonomia na gestão. Vamos abordar cada uma dessas vantagens.
Como não possui o intermédio de uma distribuidora, um posto de bandeira branca é livre para gerir o posto de serviços da forma que melhor lhe convém.
Você pode, por exemplo, escolher qualquer sistema operacional e de gestão. Optar por diferentes marcas para compor os muitos serviços de um posto é outra vantagem. São muitas as possibilidades, todas a cargo do dono do posto.
O preço do combustível é formado a partir de uma série de cálculos que levam em conta, entre outras coisas, a relação entre oferta e demanda. Um posto sem bandeira consegue negociar diretamente com os diferentes distribuidores e pode conseguir preços mais baixos.
Já sonhou em ter um negócio próprio com o nome da família? Ou sua marca registrada? Com um posto de bandeira branca, isso é possível. Afinal, o dono fica livre para colocar o nome que quiser na testeira do posto de serviços, bem como para criar sua marca própria.
Um posto de bandeira branca também tem pontos não tão positivos. Abordamos cada tópico a seguir.
Essa vantagem vem também com uma grande carga de trabalho para o revendedor. Afinal, liberdade significa responsabilidade.
O revendedor de um posto de bandeira branca terá mais trabalho ao cuidar de muita coisa, já que não conta com a rede de apoio que uma distribuidora traz. Terá que cuidar sozinho de muita coisa, como gestão de pessoas, pagamentos, contas a receber e outras preocupações que não teria se contasse com uma bandeira.
Para isso, terá que contratar uma equipe, o que envolve gestão de pessoas, pagamento e uma série de preocupações que não teria se contasse com uma bandeira.
Certas distribuidoras são conhecidas do público. O cliente olha para o posto de serviços, vê o nome “ALE” e sabe que aquele posto é confiável. Isso não acontece com os postos sem bandeira. Por terem marca própria, eles podem gerar a desconfiança do cliente, o que pesa na hora de atrair consumidores.
Os chamados postos com bandeiras são aqueles que fazem parceria de exclusividade com uma distribuidora. Com isso eles levam a respectiva identidade visual da marca no posto, como na testeira — aquela parte visível para todos os consumidores.
Porém, a bandeira é muito mais que a marca que fica na testeira. É a identidade do posto. Ter uma bandeira significa participar de uma rede de postos que têm a mesma visão do mercado, os mesmos benefícios e atributos ao cliente.
Contar com uma bandeira para seu posto de serviços tem algumas vantagens. Veja elas abaixo.
O posto com bandeira conta com uma rede de orientação, que indica fornecedores, dá suporte técnico para construção ou reforma do posto e auxilia na resolução de problemas do dia a dia.
Além disso, um posto de serviços com uma bandeira pode obter recursos financeiros, como um empréstimo, para investir no posto, seja em maquinário, loja de conveniência e muito mais. No geral, a bandeira dá um suporte muito grande para que o trabalho do revendedor seja facilitado.
Um posto embandeirado é a garantia de que os fornecedores que cuidam da distribuição de combustível são confiáveis, seguros e oferecem qualidade em seu serviço. Quem inspeciona isso é justamente a bandeira, que tem área dedicada apenas para o controle de qualidade e para a avaliação dos parceiros que irão fornecer produtos para os postos de serviços.
Como faz parte de uma grande marca, um posto de serviços com bandeira recebe estratégias de marketing prontas. O dono não precisa se preocupar tanto em divulgar seu serviço, uma vez que a distribuidora tem parceria com agências e empresas especializadas no trabalho de atrair consumidores.
Um posto bandeirado oferece menos flexibilidade ao dono do posto de serviços, o que traz algumas desvantagens. Vamos a elas.
Talvez a principal desvantagem de um posto com bandeira é a impossibilidade de negociar o preço de forma individual. Afinal, é a revendedora que determina o preço do combustível e o quanto do preço final vai para o posto e para a distribuidora de combustível.
Acontece que nem sempre preço é o fator que fala mais forte. No Episódio 66 do Podcast Tanque Cheio, você ouve com detalhes mais sobre preços nos postos de serviços e como o cliente valoriza não apenas o que paga, mas a qualidade do serviço que recebe. Ouça!
Como não pode personalizar o posto com uma marca própria, o dono que optar por um posto com bandeira não terá exclusividade de marca, nem no nome do posto. É uma desvantagem para quem faz questão de ter um negócio com a cara do dono.
Essa é uma das muitas vantagens de contar com uma distribuidora como a ALE: a rede de suporte. Com a ALE, o revendedor conta com assistência customizada quando o assunto é distribuição de combustível e serviços para o cliente.
Não precisa se preocupar em negociar preço de combustível, combinar detalhes do abastecimento ou correr quando há algum problema. É nossa rede de assistência que cuida de tudo.
Uma das exclusividades de quem opta por ter um posto de serviços com a bandeira da ALE é a Entreposto: uma loja de conveniência completa, com muitas opções para o cliente comer, beber, fazer uma parada na viagem ou só tomar um café. A Entreposto pode ser customizada com uma série de opções que o revendedor escolhe, pensando na localização e no melhor para seu posto.
Outra exclusividade é a ALE Express, que promove serviços de manutenção e revisão nos carros de quem passa nos Postos ALE. A ALE Express é o primeiro cuidado antes do veículo ir para o mecânico, e pode verificar e solucionar diversos problemas que possam aparecer numa viagem.
Por meio da Academia Corporativa, disponibilizamos cursos para você treinar a sua equipe de pista e também desenvolver novas estratégias de negócio e alavancar suas vendas, por exemplo.
Oferecemos controle e garantia de qualidade em todos os nossos serviços e produtos. Também te auxiliamos na atração de novos consumidores para o seu posto de combustível por meio das diversas ações que promovemos. E isso tudo são só algumas das nossas vantagens.
Agora que você sabe o que é um posto com bandeira e um posto com bandeira branca, chegou na hora de fazer sua escolha.
A opção pela bandeira branca deve ser seguida de muita organização e consciência. Afinal, o revendedor pode ter uma marca própria e trabalhá-la do jeito que quiser, o que demanda muito tempo e dedicação ao posto de serviços.
Com uma bandeira, como a ALE, esse tempo pode ser usado para aprimorar ainda mais o posto e oferecer uma experiência única para o consumidor.
Além disso, a opção pela bandeira pode ser customizada. Você sabia que a ALE prioriza parcerias regionais e faz questão de entender a característica da praça de cada posto de serviços para oferecer uma assistência personalizada a cada revendedor?
E que o dia a dia do revendedor que opta pela bandeira ALE é próximo, com contato constante para ter em mão produtos e serviços que facilitam o seu dia a dia?
Fazer parte da Família ALE é só vantagem. Venha e revolucione seu posto de serviços! Veja como podemos te ajudar e fazer com que o seu negócio vá cada vez mais longe.