Qual a diferença entre posto bandeirado e posto sem bandeira?

Data da publicação: 01/11/2021

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Uma das maiores dúvidas de revendedores no momento de abrir um posto de serviços é sobre a bandeira. Optar por um posto com bandeira ou sem bandeira? 

É uma dúvida que gera bastante ansiedade, afinal, essa questão é cercada de particularidades que pesam na balança na hora de fazer a decisão final.

Por isso, vamos te explicar com detalhes os benefícios de cada tipo de posto de serviços — os de bandeira branca (sem bandeira) e os bandeirados. Assim, você pode tomar sua decisão com mais segurança. Boa leitura!

O que é um posto bandeira branca?

Um posto sem bandeira, também conhecido como bandeira branca, é aquele que não faz nenhuma parceria com uma grande distribuidora. Nesse caso, o posto de serviços possui marca própria e pode pedir o fornecimento de quem quiser e quando quiser, assim como escolher o distribuidor que preferirem.

Os postos sem bandeira são mais “livres” para lidarem com o mercado e com fornecedores. Eles também têm total autonomia para gerir a própria operação, e por isso, podem entregar uma experiência de consumo mais local. 

Como não têm assessoria de uma distribuidora, a gestão de um posto de bandeira branca pode ser mais árdua e exigir uma carga maior de trabalho.

Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens em ter um posto com bandeira e um posto com bandeira branca. Veja abaixo os benefícios e inconveniências dos postos sem bandeira e mais a seguir dos bandeirados. 

Vantagens de um posto bandeira branca 

De modo geral, um posto de bandeira branca oferece mais autonomia na gestão. Vamos abordar cada uma dessas vantagens.

Autonomia na gestão

Como não possui o intermédio de uma distribuidora, um posto de bandeira branca é livre para gerir o posto de serviços da forma que melhor lhe convém. 

Você pode, por exemplo, escolher qualquer sistema operacional e de gestão. Optar por diferentes marcas para compor os muitos serviços de um posto é outra vantagem. São muitas as possibilidades, todas a cargo do dono do posto.

O preço do combustível é formado a partir de uma série de cálculos que levam em conta, entre outras coisas, a relação entre oferta e demanda. Um posto sem bandeira consegue negociar diretamente com os diferentes distribuidores e pode conseguir preços mais baixos.

Marca própria

Já sonhou em ter um negócio próprio com o nome da família? Ou sua marca registrada? Com um posto de bandeira branca, isso é possível. Afinal, o dono fica livre para colocar o nome que quiser na testeira do posto de serviços, bem como para criar sua marca própria. 

Desvantagens do posto bandeira branca

Um posto de bandeira branca também tem pontos não tão positivos. Abordamos cada tópico a seguir.

Investimento próprio e menor poder de negociação

Essa vantagem vem também com uma grande carga de trabalho para o revendedor. Afinal, liberdade significa responsabilidade. 

O revendedor de um posto de bandeira branca terá mais trabalho ao cuidar de muita coisa, já que não conta com a rede de apoio que uma distribuidora traz. Terá que cuidar sozinho de muita coisa, como gestão de pessoas, pagamentos, contas a receber e outras preocupações que não teria se contasse com uma bandeira.

Para isso, terá que contratar uma equipe, o que envolve gestão de pessoas, pagamento e uma série de preocupações que não teria se contasse com uma bandeira.

Desconfiança dos clientes

Certas distribuidoras são conhecidas do público. O cliente olha para o posto de serviços, vê o nome “ALE” e sabe que aquele posto é confiável. Isso não acontece com os postos sem bandeira. Por terem marca própria, eles podem gerar a desconfiança do cliente, o que pesa na hora de atrair consumidores.

O que é um posto com bandeira?

Os chamados postos com bandeiras são aqueles que fazem parceria de exclusividade com uma distribuidora. Com isso eles levam a respectiva identidade visual da marca no posto, como na testeira — aquela parte visível para todos os consumidores. 

Porém, a bandeira é muito mais que a marca que fica na testeira. É a identidade do posto. Ter uma bandeira significa participar de uma rede de postos que têm a mesma visão do mercado, os mesmos benefícios e atributos ao cliente.

Vantagens de um posto bandeirado

Contar com uma bandeira para seu posto de serviços tem algumas vantagens. Veja elas abaixo.

Apoio de marca renomada e aporte financeiro

O posto com bandeira conta com uma rede de orientação, que indica fornecedores, dá suporte técnico para construção ou reforma do posto e auxilia na resolução de problemas do dia a dia. 

Além disso, um posto de serviços com uma bandeira pode obter recursos financeiros, como um empréstimo, para investir no posto, seja em maquinário, loja de conveniência e muito mais. No geral, a bandeira dá um suporte muito grande para que o trabalho do revendedor seja facilitado.

Garantia de qualidade de produtos e serviços

Um posto embandeirado é a garantia de que os fornecedores que cuidam da distribuição de combustível são confiáveis, seguros e oferecem qualidade em seu serviço. Quem inspeciona isso é justamente a bandeira, que tem área dedicada apenas para o controle de qualidade e para a avaliação dos parceiros que irão fornecer produtos para os postos de serviços.

Estratégias de marketing prontas

Como faz parte de uma grande marca, um posto de serviços com bandeira recebe estratégias de marketing prontas. O dono não precisa se preocupar tanto em divulgar seu serviço, uma vez que a distribuidora tem parceria com agências e empresas especializadas no trabalho de atrair consumidores.

Desvantagens de um posto bandeirado

Um posto bandeirado oferece menos flexibilidade ao dono do posto de serviços, o que traz algumas desvantagens. Vamos a elas.

Disputa pelo menor preço

Talvez a principal desvantagem de um posto com bandeira é a impossibilidade de negociar o preço de forma individual. Afinal, é a revendedora que determina o preço do combustível e o quanto do preço final vai para o posto e para a distribuidora de combustível. 

Acontece que nem sempre preço é o fator que fala mais forte. No Episódio 66 do Podcast Tanque Cheio, você ouve com detalhes mais sobre preços nos postos de serviços e como o cliente valoriza não apenas o que paga, mas a qualidade do serviço que recebe. Ouça!

Exclusividade

Como não pode personalizar o posto com uma marca própria, o dono que optar por um posto com bandeira não terá exclusividade de marca, nem no nome do posto. É uma desvantagem para quem faz questão de ter um negócio com a cara do dono.

Bandeira ALE: garantia de sucesso

Essa é uma das muitas vantagens de contar com uma distribuidora como a ALE: a rede de suporte. Com a ALE, o revendedor conta com assistência customizada quando o assunto é distribuição de combustível e serviços para o cliente. 

Não precisa se preocupar em negociar preço de combustível, combinar detalhes do abastecimento ou correr quando há algum problema. É nossa rede de assistência que cuida de tudo.

Uma das exclusividades de quem opta por ter um posto de serviços com a bandeira da ALE é a Entreposto: uma loja de conveniência completa, com muitas opções para o cliente comer, beber, fazer uma parada na viagem ou só tomar um café. A Entreposto pode ser customizada com uma série de opções que o revendedor escolhe, pensando na localização e no melhor para seu posto.

Outra exclusividade é a ALE Express, que promove serviços de manutenção e revisão nos carros de quem passa nos Postos ALE. A ALE Express é o primeiro cuidado antes do veículo ir para o mecânico, e pode verificar e solucionar diversos problemas que possam aparecer numa viagem.

Por meio da Academia Corporativa, disponibilizamos cursos para você treinar a sua equipe de pista e também desenvolver novas estratégias de negócio e alavancar suas vendas, por exemplo. 

Oferecemos controle e garantia de qualidade em todos os nossos serviços e produtos. Também te auxiliamos na atração de novos consumidores para o seu posto de combustível por meio das diversas ações que promovemos. E isso tudo são só algumas das nossas vantagens.

Fazendo a escolha

Agora que você sabe o que é um posto com bandeira e um posto com bandeira branca, chegou na hora de fazer sua escolha.

A opção pela bandeira branca deve ser seguida de muita organização e consciência. Afinal, o revendedor pode ter uma marca própria e trabalhá-la do jeito que quiser, o que demanda muito tempo e dedicação ao posto de serviços.

Com uma bandeira, como a ALE, esse tempo pode ser usado para aprimorar ainda mais o posto e oferecer uma experiência única para o consumidor.

Além disso, a opção pela bandeira pode ser customizada. Você sabia que a ALE prioriza parcerias regionais e faz questão de entender a característica da praça de cada posto de serviços para oferecer uma assistência personalizada a cada revendedor?

E que o dia a dia do revendedor que opta pela bandeira ALE é próximo, com contato constante para ter em mão produtos e serviços que facilitam o seu dia a dia? 

Fazer parte da Família ALE é só vantagem. Venha e revolucione seu posto de serviços! Veja como podemos te ajudar e fazer com que o seu negócio vá cada vez mais longe.

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