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Um dos grandes questionamentos entre gestores e donos de combustíveis é se o posto de serviço está gerando rentabilidade. Afinal, estudar os resultados de seus investimentos e operações é fundamental para não ter perdas significativas. Mas, o que exatamente significa esse termo?
Para quem não sabe, a rentabilidade é o retorno sobre o investimento realizado pela empresa. Dessa forma, a métrica consegue calcular se a organização teve êxito em suas operações.
Esse indicador é importante para entender um pouco mais sobre o mercado. Além disso, também auxilia na decisão de futuros empreendimentos, para fazer uma previsão do lucro e saber se ele será rentável ou não.
E qual a diferença de lucratividade e rentabilidade? Bom, para explicar melhor, o cálculo do lucro é feito para verificar se retorno financeiro será suficiente para cobrir os custos e gerar o resultado esperado.
Por isso, é fundamental que esse indicador seja analisado para avaliar se o que foi investido trouxe retornos positivos. Agora que você entendeu a importância de medir a rentabilidade do seu posto de combustível, continue a leitura para conhecer as nossas dicas.
Para entender o que vai gerar rentabilidade, é importante que você conheça quem é o seu público-alvo. Afinal, antes de fazer qualquer investimento, é preciso saber se as pessoas realmente vão consumir o produto ou serviço em questão.
Além disso, hoje em dia, as pessoas estão em busca de experiências e atendimentos personalizados. Por isso, cada vez mais, é preciso conhecer mais sobre os seus clientes para oferecer um serviço de qualidade.
Uma dica é realizar ações e promoções que precisem realizar cadastros e fazer pesquisas de perfis, é muito bom para engajar os seus clientes. Assim, você os conhece e ainda consegue captar informações para outros possíveis investimentos.
Após ter o conhecimento do seu público-alvo, a próxima etapa é planejar a sua aplicação. Afinal, qualquer procedimento grande, principalmente quando se trata de investimentos, tem mais chances de ter bons resultados quando é planejado.
Assim, fica menos propenso que o seu investimento não dê retorno ou que você perca dinheiro. Então, estude bem o mercado, analise os concorrentes, compare com seus investimentos passados, veja se encaixa com o seu público-alvo… Tudo isso deve ser analisado antes de tirá-lo do papel.
Além do aumento da rentabilidade, quando bem estruturados, seus investimentos podem ter retorno positivo de outras formas, como na redução das despesas, aumento da lucratividade e da satisfação dos clientes.
Evitar o descontrole financeiro do seu posto de combustível também é essencial para agregar na rentabilidade. Portanto, uma outra dica é prestar atenção aos desperdícios e gastos a mais que o seu posto de serviço tem.
Para isso, o local que é preciso ter mais atenção é o estoque. É preciso evitar desperdícios e compras desnecessárias. Por isso, monte um cronograma e deixe uma equipe responsável por controlar o estoque. Assim, é possível administrar os gastos, saber onde reduzir as despesas e entender onde investir.
Por último, mas não menos importante, ter parcerias com grandes nomes do mercado pode te ajudar a trazer mais rentabilidade. Como é o caso da ALE, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil.
Otimizamos os resultados da sua empresa e oferecemos ao seu negócio todos os serviços, logística e operações que você precisa com os mais altos padrões de qualidade.
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